quinta-feira, 27 de maio de 2010

Tudo questão de estereótipo!?


Hoje conversando com meu namorado, acabei "assumindo" para ele que durante algum tempo da minha vida eu ouvi bastante a banda slipknot, ele - assim como várias outras pessoas que convivem no meu dia a dia - estranhou bastante.

Após isso fiquei pensando bastante em como nós seres humanos acabamos muitas vezes por estereotipar as outras pessoas ate mesmo através de uma insconsciencia. Eu mesmo atribuo as vezes estereotipos a minha pessoa e quando percebo, já tô falando: "eu sou assim, eu sou assado, eu gosto disso, eu gosto daquilo.." enfim... sempre na ideia convicta de querer ser apenas a um grupo restrito e não a todos. Em outras palavras, em ser um meio termo.

Passei a analisar meus gostos... escuto slipknot, the white stripes, pink flyod, iron maiden, the beatles, assim como tambem vô totalmente ao inverso de todo esse universo rocker.. amo madonna, adoro britney spears e piro na lady gaga... fora ainda que AMO bossa nova, adoro rock anos 80 brasileiro desde cazuza a rita lee e quando estou em processo criativo, escuto apenas los hermanos, little joy e músicas clássicas. Leitura de Vogue pra mim é como a leitura da biblia para um evangelico, por exemplo.. porém ja me peguei lendo tambem a revista veja, mesmo sendo contra o alto teor ideologico que a mesma possui. No quesito moda: moda é a minha segunda paixão de vida profissional.. adoro sempre estar desenhando o que vô usar, sabendo das tendencias, mas tambem tem dias que estou na vibe totalmente hippie.. sabe aquela ideia da bata + calça ou bermuda de algodão + uma sandália ou chinelão? Sem contar ainda que amo house music, mas as vezes tô ouvindo psytrance... putz.. meu que salada é essa que eu sou hein? hahaha
Mas voltando ao ponto principal do texto, depois de tanto refletir, olhar pro meu quarto e vê tudo que tá ao meu redor, comecei a idealizar que talvez o preconceito nasce justamente dai: estereotipos. Você cria o seu ser para ser visto para as outras pessoas, quando na verdade você enquanto sosinho, é alguem totalmente acessivel e diferente da imagem que os outros tem de você.. até por que ninguem vai saber sempre 100% o que você é ao certo em questão de personalidade, ao meu entender, as pessoas podem prever as suas reações reagentes a estimulos, pô a teoria hipodérmica taí pra comprovar isso...

E na verdade no fim de tudo isso, quem cria o proprio preconceito para si, somos nós mesmos. Pois se a imagem externa está distorcida em razão de um ruído, já há o entendimento de preconceito.

Quando na verdade... o preconceito maior esta em nós mesmos em não querer entender que como seres humanos, nunca vamos nos contentar sempre apenas com uma coisa, mas sim, sempre estaremos buscando algo a mais... em todos os ramos da vida.

O basta, somente, não basta.


Estive pensando sabem...?

Um comentário:

  1. Como diz um amigo meu, "DEFINIR é LIMITAR".
    Tem coisas q não existe meio termo. Apenas, opções.
    É a vida.
    Seja eclético. mas viva com intensidade !


    XOXO '

    ResponderExcluir